Conhecendo Marseille - A Cidade Mais Antiga Da França.

Publié le par Eneliram de Oliveira

Hoje vamos dar um mergulho em Marseille, a cidade mais antiga da França, que é uma mistura do velho com o moderno através da arquitetura de seus monumentos. Marseille é a segunda cidade mais populosa do país, com cerca de 800 mil habitantes. Marseille, é uma cidade portuária no sul da França, foi uma encruzilhada de comércio e imigração, uma vez que foi fundada pelos gregos em torno de 600 aC.  Uma de suas marcas é o seu lado cosmopolita com a presença de imigrantes de diferentes países, principalmente italianos que foram para a região no final do século XIX. A cidade é também uma famosa zona portuária, com 14 portos em uma faixa de 60 quilômetros de extensão. Nos últimos dez anos o governo francês investiu 10 milhões de euros em Marseille o que tornou o local ainda mais atraente, fazendo com que ela seja uma das cidades mais visitadas da França. 

O Vieux Port de Marseille

Foi onde tudo começou de acordo com a lenda. Anteriormente chamado Lacydon, o Porto Velho é como o nome sugere, o mais antigo da cidade, foi o coração latejante da cidade durante séculos. Hoje, é o local de encontro natural para todos os habitantes de Marseile (Marselha) e visitantes. É aqui que sentimos a atmosfera de Marselha, entre o mercado de peixe e a emoção do centro da cidade.

Destaque para o Ombrière, uma estrutura de teto metálico que reflete as pessoas que caminham por lá. As principais docas comerciais foram transferidas para outra região chamada Joliette, por volta de 1840.

Porte d'Aix 

O projeto de criar um arco de triunfo em Marseille data do Antigo Regime. Em 1784, os conselheiros da cidade decidiram construir um arco de triunfo em homenagem ao rei Luís XVI. A localização do portão Aix é escolhida, correspondendo ao portão norte das muralhas. Inaugurando em 2013, ano em que a cidade foi escolhida Capital Européia, o museu foi considerado um grande projeto para o Mar Mediterrâneo. Ele fica em um espaço com cerca de 30.000 m2 na entrada do Velho Porto, 5.000 m2 são destinados às exposições. No primeiro andar ficam as exposições temporárias, enquanto que no térreo há um espaço destinado a mostrar a diversidade das civilizações mediterrâneas. 

Museu de Civilizações da Europa e Mediterrâneo

Este museu tem uma arquitetuta explendida. Único em seu tipo, o MuCEM (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo), em Marseille, é inteiramente dedicado às culturas da Europa e do Mediterrâneo. À entrada do Porto Velho, com vista para o mar aberto, o museu faz sentido em todo seu explendor. É aqui que viajantes de todo o mundo, fazem suas paradas de suas  viagens há séculos. Se está firmemente ancorado no passado, o MuCEM é também e acima de tudo um testemunho do presente, num momento em que o mundo mediterrâneo está passando por transformações, tanto religiosas, sociais e políticas.

Basílica Notre Dame de la Garde em Marseille

Ela é o símbolo da cidade, situada sobre uma colina a 154 metros. Foi aí que se edificou a primeira capela em 1214. Em 1524, o rei François 1er encomenda a construção de um forte. A basílica atual, de estilo romano bizantino, construída segundo os planos do arquiteto Espérandieu, faz parte das grandes obras empreendidas sob o reinado de Napoléon III, e foi concluída em 1864. A riqueza dos materiais e o requinte das decorações dos mosaicos restaurados em 2007 criaram um santuário precioso dedicado ao culto da Virgem Maria. Os imensos ex-voto, no interior da basílica, testemunham do fervor dos Marselheses. Uma virgem dourada de 9,70 m coroa o edifício. Da esplanada, pode-se admirar a mais bela vista de Marseille. Mesmo de tirar o fôlego. Super recomendo.

Castelo d'If de Marseille

Foi em 1516 que o rei Francisco I teve a idéia de construir uma fortaleza na l’île d’if , durante uma visita a Marseille. O edifício tornou-se rapidamente uma prisão devido ao seu isolamento, tornando a fuga dos prisioneiros mais complexa. Havia também o famoso prisioneiro José Custodio Faria, imortal de Alexandre Dumas, autor do Conde de Monte Cristo. O lugar está cheio de "pequenas histórias". Pode-se ver em particular o buraco lendário cavado na parede por Edmond Dantès durante sua fuga. A fortaleza acabará por acomodar os insurgentes de 1848 e os comunais de 1871. Ele perderá seu posto de prisão, antes de ser aberto ao público em  meados de 1890.

Uma das opções para se chegar a ilha If é de barco. O serviço é garantido toda a semana e as passagens podem ser compradas no dia da visita, na bilheteria. A viagem dura 20 min até o Castelo e 30 min até o Arquipélago do Frioul.

Fort Saint Jean e Saint Nicolas em Marseille

Um mergulho real no passado histórico de Marseille aguarda você ao longo das muralhas do forte Saint-Nicolas. Volte para o século 17, a data da sua construção para proteger a cidade, enquanto desfruta de uma vista soberba do  Vieux Port. Localizado no boulevard Charles Livon, está perto do Palais du Pharo e do seu lindo jardim.

Palácio Longchamp de Marselha

Um dos poucos espaços verdes do centro da cidade,  este majestoso parque localizado no coração de Marseille não  deixa ninguém indiferente. Oito hectares de espaços verdes, museus, arquitetura sumptuosa, o Palais Longchamp não  precisa de atração nem charme. Dependendo se você se aproxima da Longchamp Boulevard ou do outro lado pelo Zoo do jardim zoológico, a experiência é diferente. Se esta é sua primeira visita, a entrada de Boulevard Longchamp é a mais notável. Na verdade, o palácio tem vista para Longchamp Boulevard com suas estátuas orgulhosas e fontes majestosas.

Horários de abertura do palácio e seus jardins: Janeiro, fevereiro: das 8:00 às 17:15; Março, abril: das 8:00 às 18:45; Maio, junho, julho, agosto: das 8:00 às 19:45; Setembro, outubro: das 8:00 às 18:45; Novembro, dezembro: 8:00 para 17:45. 

Catedral de la Major em Marselha

A catedral do  la Major  fica em uma esplanada, um pouco longe do centro da cidade, entre o Porto Velho e o novo porto comercial, perto do distrito de Joliette, Fort Saint-Jean e o futuro Museu Nacional das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo. Sua arquitetura é grandiosa, sua decoração de interiores, em mármore e pórfiro, dá-lhe um aspecto particular para um edifício religioso. Foi erguido em uma pequena basílica de Leo XIII em 24 de janeiro de 1896. Desde o século 5, vários edifícios religiosos se sucederam neste lugar. A catedral, chamada "o novo Major", sobe ao oeste dos restos da igreja românica conhecida como "o antigo Major". Mas a destruição e os fundamentos necessários para a implantação da nova catedral também revelaram a existência de uma terceira igreja paleocristiana e um batistério estabelecido no mesmo local: podemos falar das catedrais de Sainte-Marie Maior .

Abbaye Saint Victor de Marselha

Em Marselha, a Abadia de Saint Victor é uma das que você não deve deixar de visitar  em nenhuma circunstância se você estiver passando pela cidade. Monumento ao mesmo tempo religioso, cultural, simbólico, Saint Victor é único do gênero. Listado no Registro de Monumentos Históricos em 1840, é um tesouro da era paleochristiana e da arquitetura românica. Aberta todos os dias  de 9:00 à 19:00 horas, tanto no verão como no inverno.

Parque Borély em Marseille

Uma das setes maravilhas de Marseille para alguns, o melhor aliado do fim de semana par outros. Cada um se apropria do parque mais popular de Marseille a seu gosto e necessidade. O mesmo tem espaços para os esportistas, com seus grandes espaços verdes, onde muitos garotos chutaram sua primeira bola. O lado da natureza com seu canais encantador, seus patos e cisões, apenas pertubados pelos visitantes. E no tocante aos apaixonados, o Parc Borély continua a ser o encontro dos amantes em busca de intimidade. Este jardim está firmemente ancorado no inconciente do coletivo de Marseille e de seus habitantes. O mesmo é aberto todos os dias da semana, de 7:00 à 21:00 horas. 

Parque Nacional de Calanques em Marseille

Marseille é famosa por muitas coisas -bouillabaisse, a vitalidade do hip hop, um time de futebol( com fãs ainda mais combativos)-, mas paz e calmaria não é uma delas. Por esta é uma boa opção para você encontrar um pouco de paz. Localizado às portas da segunda maior didade da França, o Maçico das Calangues é uma espetacular àrea erma, situada ao longo de 20 quilômetros da costa mediterrânea: aqui passagens semelhantes a fiordes são conhecidas como calanques, estruturas escavadas em despenhadeiros de  calcário que se debruçam sobre o mar turquesa. Declarado oficialmente Parque Nacional em 18 de agosto de 2012, as Clanques é o mais novo parque Nacional da França desde 1979. Super indico o passeio de barco pelas calanques.  É  simplesmente  mágico.

Mont Puget de Marseille

O Mont Puget é o ponto mais alto dos riachos localizados a Noroeste de Marseille e a Leste com Cassis. Encontra-se a Leste do maçico de Marseilleveyre e atinge a altitude de 563 metros acima do  nível do Mar Mediterrâneo. Dominado a cidade, que se espalha aos seus pés, oferece uma visão ùnica do Norte e Sul da Marseille. Puget é o diminutivo da palavra provençal "puech" que vem do latim "pòdio" e designa uma eminência, um lugar alto. Sua linda crista evoca vagamente o perfil de um rostto reclinado. Esta paréidolie é a origem de uma lenda segundo a qual a montanha teria sido esculpida pelo famoo escultor e arquiteto de Marseille Pierre Puget. 

Caverna de Cosquer em Marseille

A caverna de Cosquer é um dos lugares mais especiais e históricos de toda a Marselha. Fica no cabo Morgiou e tem a entrada submersa, mas pode ser acessada hoje por um túnel embaixo do mar. Essa caverna tem diversas pinturas rupestres e marcas de mãos, além de outros sinais. É simplesmente incrível!

Plages du Prado em Marseille

Para quem não abre mão de ir à praia, Marselha tem uma excelente opção, a Plage du Prado.Com areia clara e mar muito azul, a praia é convidativa ao turistas, além de super  tranquila (só fica mais cheia na alta temporada).  Ou seja, em agosto, isso ferve de gente, uma praia com  vários sotaques.Mas é simplemente linda. 

Compras em Marseille

Assim, como em Paris, em Marseille também tem as Galeryes Lafayette e o povo adora passear por elas, pois são famosas em toda a Europa. 

 Mais para quem não tem tanto dinheiro a gastar, vale muito a pena conhecer o Shopping Les Terrasses, um shopping lindo, enorme, e com um terraço que dá  para uma das melhores vistas do pôr do sol de Marseille.

PS: Não Esqueça o Seguro Viagem Que é  Obrigatório Para a Europa

Agora que você já conhece tudo sobre essa cidade linda que é Marseille, não pode deixar de elado essa ultima dica: se você esta planejando ir  à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para  qualquer país. Então com todas essas informações em mente, desejo a você uma boa viagem e uma maravilhosa estadia em Marseille. 

 

 

 

 

Publié dans Voyages

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article