Visita au Santuário de Lourdes - França

Publié le par Eneliram de Oliveira

Estamos na Semana Santa, então nada mais pertinente que falarmos de Turismo Santo. E você pode até nunca ter ouvido falar da cidade francesa de Lourdes mas com certeza conhece alguém chamada Lourdes, eu conheço pelo menos umas três,  a popularidade desse nome no Brasil se dá em homenagem a santa que apareceu na cidade de Lourdes no sudoeste da França ainda no século 18.

O milagre de Lourdes e as aparições da virgem

Marie-Bernarde Soubirous nasceu em Lourdes (França), a 7 de Janeiro de 1844, no seio de uma família muito pobre. Desde pequena, teve uma saúde débil e dificuldades de aprendizagem. No dia 11 de Fevereiro de 1858, com 14 anos, terá assistido a uma aparição de Nossa Senhora numa gruta denominada Massabielle. Enquanto o caso era analisado pela hierarquia eclesiástica, que se comportava com cepticismo e prudência, curas inexplicáveis eram verificadas no local. A jovem afirmou ter tido 18 visões da Virgem Maria entre Fevereiro e Julho de 1858. Nessa altura, foi submetida a interrogatórios severos. Mas, até ao dia da sua morte, nunca vacilou nas suas convicções.

As aparições e milagres foram reconhecidos pelo Vaticano e a cidade virou um dos maiores centros de peregrinação dos católicos e a pequena Lourdes é a segunda cidade francesa que mais recebe turistas, perdendo apenas para Paris assim como em número de quartos de hotel. Tem hotéis em todo lado, e estão sempre lotados, você precisa reservar com antecedência, principalmente entre os meses de junho a agosto. 

É verdade que a maioria das pessoas que vão a Lourdes estão fazendo turismo religioso, eu arriscaria a dizer que 95% dos visitantes estão em peregrinação mais tem muitos outros locais para visitar na cidade. Eu fui pelo caráter religioso e foi uma experiência maravilhosa.

Santuário

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é com certeza a maior atração da cidade, ele foi construído em cima da gruta onde aconteceu as aparições, é na verdade um complexo com igrejas onde sempre há missas em diferentes idiomas e de hora em hora, também tem alguma atividade religiosa, o santuário é bem ativo e realmente se você for a Lourdes você vai se encontrar com os melhores  momentos de fé, oração e reflexão. Então, o meu conselho é que você chegue cedo, eu dormi no local, cheguei a noite, então, de manhã cedo estava de prontidão para aproveitar a Fé do local, e como a quantidade de peregrinos no santuário é enorme, conhecer tudo leva algumas horas.

Pela manhã, depois no café e quando comecei a explorar o local,  fiquei chocada com a quantidade de lojas de artigos religiosos, é muita coisa e a gente fica até meio incomodado por ver que as pessoas transformaram um lugar de peregrinação em um grande mercado a céu aberto, mais quando conhecemos melhor o lugar e sua história vemos que o dinheiro ajuda muito as pessoas e como a cidade mesmo pequena tem uma boa infra-estrutura e é uma referência na locomoção de deficientes, as pessoas deficientes e doentes que vão em grupos de peregrinação recebem tratamento especial que pode incluir até hospitalização se necessário. Então os fins justificam os meios.

O que visitar em Lourdes além do turismo religioso 
Pico do Jer e a vista de Lourdes

Outro lugar de Lourdes que você não pode deixar de visitar  é o Pico do Jer que é uma plataforma de observação numa das montanhas bem perto do centro da cidade.  A subida pode ser feita por um funicular e depois de pouco mais de 10 minutos saímos a 1000m de altitude para observar toda a cidade de Lourdes e uma parte dos Pireneus.

No alto há também uma gruta com visita guiada, trilhas para os turistas mais aventureiros e um bar/restaurante com mesinhas de madeira do lado de fora com uma vista linda, o restaurante é bem simples mas não deixe de pelo menos beber algo lá para sentar e admirar a vista da cidade e dos Pireneus. O que chamou a atenção foi a  quantidade de aves de rapinas que podemos observar sobrevoando o Pico do Jer, além de águia e falcões tinha também outras aves que não conheço e que parecem ser bem comuns dos Pireneus.

Funicular do Pico do Jer

Restaurante no alto do Pico do Jer

Cidade de Lourdes vista do alto do Pico do Jer

Lourdes Plage

Para quem vai visitar a cidade no verão, pode aproveitar para conhecer o Lourdes Plage que é mais uma dessas praias urbanas e pré-fabricadas como muitas aqui na Europa. Lourdes Plage  fica no lago de Lourdes e  foi fechado uma parte do lago para fazer uma piscina natural, tem também pedalinhos, quiosques com guarda-sol, bar e restaurante nas proximidades do lago. Eu fui no verão, no meio da tarde, depois do almoço  e estava bem cheio para uma cidade como Lourdes, e como estava muito quente a vontade de tomar banho foi muito grande, só não pulei na àgua porquê  estavamos quase de partida para Portugal.

Museu dos Pireneus

Outra atração para quem quer fugir da parte religiosa, é o château-fort de Lourdes que abriga o Museu dos Pireneus, o  mesmo  fica nesse castelo bonito, no alto de uma colina e conta um pouco da história e tradição dos povos que habitam a região dos Pireneus. Além do museu há também um pequeno jardim botânico no local e do alto da torre do castelo é possível ter uma vista maravilhosa  do Santuário e da cidade de Lourdes.

A procissão

Em Lourdes você pode assistir as procissões, como por exemplo a procissão das tochas. As mesmas  que são vendidas em todas as lojas de artigos religiosos. A procissão começa as 21h mas se você quiser pegar um lugar bom na parte de cima do Santuário para assistir tudo eu recomendo que vá um pouco antes das 21h.

A procissão sai do lado da gruta onde aconteceu a aparição da santa e sobe fazendo o percurso do Santuário e volta para a frente da igreja, durante o percurso eles rezam o terço em várias línguas e quando eu estava lá eles rezaram em alemão e até mesmo em chinês!

O ápice da procissão é o seu  final quando todos os fiéis,  com suas tochas chegam a praça principal do Santuário e rezam juntos, e você escuta as orações em todas as línguas. Como eu fui no mês de agosto, mês de verão e  a noite demora a cair , pude ver o  pôr do sol e as tochas iluminando o caminho dos peregrinos. Algo simplemente mágico e um momento de imensa fé. Inesquecível.

Independente da sua religião, Lourdes é um lugar de fé e foi a fé que transformou a cidade no que ela é hoje, Lourdes recebe mais de 6 milhões de turistas por ano mesmo sendo uma cidade de 15 mil habitantes! Para vocês terem uma ideia, 6 milhões é a mesma quantidade de turistas que o Brasil recebe em anos normais. A cidade que era apenas um vilarejo se transformou num pólo de turismo que abriga turistas de uma infinidade de países e mesmo turistas de países onde você não imagina que exista católicos. Eu amei, e amo visitar igrejas e lugares considerados santos, para os católicos

Gruta dos milagres

Quando passei pela gruta estava terminando uma missa. Mais logo em seguida começou outra e por coincidência em Português. Então, fiquei para participar da missa, mais não importa o idioma em que a missa   está  sendo rezada, o  fiéis   ficam ali, independente da sua nacionalidade, unidos pelo idioma universal da Fé. Havia também vários grupos asiáticos da China e do Japão e alguns que não consegui saber exatamente mas tinham traços da Índia ou Sri Lanka e pude ver que a maioria estava em viagem de peregrinação.

Uma coisa que achei incrível, e como a cidade recebe muitos peregrinos doentes, com alguma forma de deficiência, sempre em busca de um milagre, de uma cura para sua doença, por isso  eles possuem toda uma estrutura para atender essas pessoas. E vemos muito jovens empurrando carrinhos com pessoas doentes, idosas ou com alguma deficiência e quando fui na recepção do santuário eu ví que existem vários serviços para que todo mundo possa disfrutar da cidade. Há diversos abrigos com médicos e aparelhos que podem receber pessoas com vários tipos de doenças inclusive quem sofre de insuficiência renal.

Para mais informações sobre como ir a Lourdes e como receber ajuda se você precisar de cuidados especiais eu recomendo procurar o site de Santuário.  Relamente é um aparato muito grande, sempre pensando no bem do peregrino, que na sua grande maioria vem de muito longe.

E os milagres em Lourdes são proclamados aos quatros canto do mundo. A fé neste lugar é palpável, indescritível.

Esta é a história real de Marie Lebranchu: tuberculose pulmonar, 30 kg de peso, aspecto esquelético, e que sai curada depois de mergulhar nas frias águas de Lourdes. O Diretor do Posto Médico de Lourdes, Dr. Boissairie, resiste a conceder a licença, temeroso de que a água fria, a menos de 10 graus centígrafos, precipite a morte da pré-agonizante Marie Lebranchu. Mas as súplicas da doente mostram tal fé que (...) o Dr. Baissairie assina o documento de autorização. A paciente está tão fraca, que são dos padioleiros a levam e submergem na piscina. Contorce-se de dor, mas, para o espanto das testemunhas, sai sozinha da piscina cantando a "Ave Maria"  e se dirige à gruta para rezar a Maria. 

Este é um dos muitos milagres que foram recebidos em Lourdes. Por isso se você quiser fazer um detox espiritual, um recolhimento, aconselho a vir neste local. Você sairá  daqui renovado, tanto o corpo como o  espírito

 

Publié dans Voyages

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article