Atrações em São Petersburgo - A Cidade Dourada da Rússia

Publié le par Eneliram de Oliveira

Neste momento todos os olhares estão sobre a Rússia, pois é o pais que vai sediar a Copa do Mundo 2018. Então vamos fazer un tour por São Petersburgo... é a segunda maior cidade da Rússia, atrás apenas da capital Moscou - em toda Europa, é a quarta de maior população. Ela está localizada ao longo do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, e um dos estádios da Copa do Mundo  de 2018 está localizado na metrópole considerada "mais ocidentalizada" do país. Então, se você esta procurando por atrações e o que fazer em São Petersburgo encontre aqui algumas dicas das melhores coisas para fazer na cidade russa, incluindo museus, igrejas, palácios e dicas sobre comida.

Catedral de São Isaac

Com capacidade para 14.000 pessoas, a Catedral de São Isaac é a maior igreja ortodoxa de São Petersburgo e uma das maiores do mundo! É uma das construções mais imponentes da cidade e certamente uma das principais atrações. Sua grande cúpula dourada contém mais de 100 kg de ouro puro e possui mais de 100 metros de altura, o que torna a Catedral de São Isaac uma das maiores do mundo. Sim, na Russia existe ouro, literalmente em todos os lugares que se bate os olhos. E não é só a sua cúpula que esbanja riqueza. No interior da igreja mais 300 kg de ouro estão espalhados nos detalhes de sua decoração, que além de ouro, conta com outros 43 tipos de minerais nobres. A Catedral de São Isaac teve sua primeira construção em madeira no ano de 1710, quando Pedro, o grande, ordenou a construção de uma igreja que acomodasse os cerca de 10 mil trabalhadores do almirantado. Era nesta igreja que os marinheiros deveriam jurar fidelidade ao Tzar e pedir proteção em suas missões marítimas.

Igreja De Nosso Salavador No Sangue Derramado

Avançemos para a Igreja do nosso Salvador sobre o sangue derramado,é este mesmo o nome da igreja. Tem que ser o nome da igreja mais intenso da história, o que é estranho, considerando sua alegre arquitetura e estilo de pirulito. A igreja foi construída por Nichols Nichols como uma homenagem a seu pai Alexandre II, que foi assassinado em 1881. É semelhante à Catedral de São Basílio em Moscou, que está ainda mais saturada de cores do arco-íris e foi construída sob o reinado de outro que Ivan, o Terrível.

O nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador, mas ficou conhecida como Catedral do Sangue Derramado por ter sido construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado. O mausoléu que fica no lado oposto ao altar ainda preserva algumas pedras com marcas de sangue do imperador russo.

Museu Hermitage

O Museu Hermitage é o maior museu da Rússia, a principal atração de São Petersburgo e um dos maiores museus do mundo. Ele compete com museus mundialmente famosos como o Louvre na França, a Galeria Nacional e o Museu Britânico na Inglaterra e o Museu do Prado na Espanha. Sua coleção conta com mais de 3 milhões de peças de arte, que ocupam as 365 salas do Palácio de Inverno, Pequeno, Velho e o Novo Hermitage, e o Prédio de Coisas Gerais. A coleção do Museu Hermitage consiste de departamentos de arte Prehistorica, Antiga, da Europa Ocidental, Russa, Oriental, Numismática e duas reservas de tesouros (salas douradas). O prédio do Hermitage – O Palácio de Inverno – foi construído em 1762 por ordem da imperatriz Elizabete (o arquiteto italiano Rastrelli o desenhou). Foi criado com a intenção de ser a principal residência de inverno dos czares russos. O nome Hermitage (eremitério) foi dado ao futuro museu por Catarina a Grande que sonhou com uma coleção de arte pessoal aparecendo próxima ao Palácio de Inverno. O Pequeno Hermitage (em francês – ‘Ermitage’- uma "morada de um eremita") realmente foi uma morada de Catherine, que só mostrou sua arte preciosa para ilustres convidados e amigos.

Palco da Copa

O Estádio Krestovsky é uma arena situada na Ilha Krestovsky, em São Petersburgo, e recebeu alguns jogos da última edição da Copa das Confederações. Ele ficou pronto em abril de 2017 em meio às muitas denúncias de exploração de trabalho escravo e de corrupção envolvendo a construção - o custo total da obra foi quase 600% maior do que o previsto no projeto inicial. A seleção brasileira faz seu segundo jogo do Mundial no estádio, contra a Costa Rica.

Palácio de Catarina

Construido em 1756,  a luxuosa e extravagante construção servia de residência de verão aos czares russos e suas famílias. Belos jardins cercam o palácio, que tem mais de 100 quilos de ouro em sua fachada estilo rococó.  As principais atrações do palácio são o Grande Salão (Great Hall); o Golden Enfilade of state rooms, que inclui o famoso Quarto de Âmbar (Amber Room);  o Arabesque Hall e o White Main Dining Room.

Estátua em bronze de Pedro, o Grande

O monumento a Pedro, o Grande localizado na Praça do Senado, no centro de São Petersburgo, foi oficialmente inaugurado em 18 de agosto de 1782. O artista que respondeu pela criação da grandiosa escultura foi o francês Étienne-Maurice Falconet. Por ordem da imperatriz Catarina 2ª, que encomendou o monumento, a seguinte inscrição (em russo e latim) foi gravada em seu pedestal: “A Pedro 1º, de Catarina 2ª”. Desse modo, a tsarina enfatizava seu compromisso com as reformas desenvolvidas por Pedro. Graças a Aleksandr Púchkin, desde 1933, o monumento a Pedro é conhecido como “Cavaleiro de Bronze”. Seu poema narrativo, que possui o mesmo nome do apelido dado à estátua, discorre justamente sobre a escultura e a grande enchente de 1824.

Jardins de Verão

Como vários outros  lugares importantes de São Petersburgo, a construção do Jardim de Verão teve a influência e a participação direta do criador da cidade - Pedro, o Grande. Fundado em 1704, este “oásis em meio ao concreto” impressiona pela estonteante beleza, que resulta de um mix de árvores, plantas e flores magníficas, além de fontes e belas esculturas de mármore europeias - motivos que fizeram desse um dos lugares preferidos dos nobres da corte, na época. Mais exatamente na porção nordeste do jardim, o visitante poderá ver de perto o primeiro palácio de concreto erguido na cidade. O Palácio de Verão, como é chamado, é um projeto do arquiteto italiano Domenico Trezzini. Com um design considerado modesto para os padrões dos nobres da época, o local atualmente está fechado para restauração. A principal dica é andar bastante pelas belíssimas alamedas da atração, parando para admirar (e fotografar) cada fonte e cada obra de arte encontada pelo caminho. Ao final do percurso, não deixe de saborear um delicioso chá na Casa de Chás projetada por Ludwig Charlemagne. A entrada no Jardim é gratuita e a visitação ocorre das 10h às 22h (de maio a setembro) e das 10h às 20h (outubro a meados de abril).

Catedral Smolny

A construção deste complexo religioso foi determinada pela Imperatriz Elizabeth Petrovna, filha do czar Pedro I, o Grande, ao arquiteto Francesco Bartolomeo Rastrelli, no século XVIII. O intuito da imperatriz era o de tornar-se freira, quando fora destituída do seu direito ao trono pelo czar Ivan VI (não é o “Terrível”, este é o Ivan IV, que não era da dinastia Romanov). Todavia, o Ivan VI foi vítima de um golpe de estado, que restituiu à Elizabeth Petrovna, seu direito a governar o Império Russo. Sendo assim, ela jamais residiu entre as paredes do convento. Atualmente, a igreja funciona como uma sala de concertos e os prédios em que funcionava o convento abrigam repartições públicas diversas e parte da Universidade Estadual de São Petersburgo. Pena que não havia nenhuma apresentação na igreja quando estivemos na cidade, a guia nos disse que o seu interior é todo branco. Acredito que a falta de decoração interna da igreja tenha sido causada pela morte da Imperatriz Elizabeth com a ascensão de Catarina II, a Grande, que não se interessou em concluir a obra.

Catedral de São Pedro e São Paulo

Com uma torre de 122,5 m a Catedral lembra um barco, é a principal edificação da fortaleza. Sua torre é vista de vários pontos da cidade e também durante o passeio de barco pelos canais do rio Neva.

Rio Neva

Os passeios de barco pelos canais do Rio Neva, que corta a cidade, renderam à cidade de São Petesburgo o apelido de Veneza do Norte, fazendo referência à famosa Veneza italiana.

Culinária

As opções pela cidade são muitas, a maioria com comidas típicas da Rússia ou até mesmo culinária de outros países, principalmente orientais. Confira os três melhores restaurantes de São Petersburgo, segundo o Trip Advisor. Restaurant Schengen : Com pratos extremamente sofisticados, as porções de entrada não são muito grandes, apesar de suculentas, mas prato principal e sobremesa são fartos, bem como o café da manhã, que também é servido. A especialidade é a cozinha tradicional russa de acabamento tradicional europeia, mas existem opções contemporâneas e até veganas. Localização: Kirochnaya St., 5, São Petersburgo, Rússia. 

Troika : O grande destaque deste restaurante é a diversão com música ao vivo e o show de dança com belas moças e rapazes. A boa comida também é uma atração à parte, com muita coisa da culinária russa, assim como vinhos e vodka.Localização: Zagorodny Ave., 27, São Petersburgo, Rússia. Gras : Ambiente agradável, atendimento impecável, preço que cabe em quaquer orçamento e uma boa carta de vinhos. No Gras, a culinária com peixes e frutos do mar é o carro-chefe, mas o local serve comida contemporânea e uma boa seleção de carnes. É recomendado ir para o jantar. Localização: Inzhenernaya St, 7, São Petersburgo, Rússia.

Desejo a você uma boa estadia em São Petersburgo. Vale ressaltar do seguro viagem Obrigatório

em viagens para a Europa. Assim, como também, o respeito pelos costumes e tradições dos outros países. E esperemos que o Brasil saia campeão. Bon Séjour. 

 

 

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article