Desrespeito no Atendimento do Consulado Brasileiro na França

Publié le par Eneliram de Oliveira

Não é  fácil morar em outro país, longe de nossa família, de nossas  raízes. Mas, vemos no consulado um pedacinho do nosso país perto de nós . Uma instituição que estar lá representando o Brasil e todas as suas instituições e para onde nos dirigimos quando precisamos fazer documentos. Mas, ultimamente o atendimento para agenda deixa muito a desejar. O agendamento para fazer qualquer documento ou resolver qualquer assunto é feito somente via internet, pelo site do consulado em Paris. Não existe um nùmero de telefone que os brasileiros possam ligar para buscar alguma informação ou até mesmo tirar alguma dùvida. Segundo os mesmos é para evitar informações desencontradas. Mas, se treinassem uma pessoa somente para isso, acredito que não haveria mal entendidos.

Mas, nas ùltimas semanas, e segundo o consulado, pelo motivo do site estar passando por uma mudança, estar impossível fazer algum agendamento. Eu não precisei marcar nenhum esses dias. Mas, tentei para uma amiga, Cliciana Mattia, natural de Ipixuna e que mora na cidade Francesa de Sète, pois a mesma disse-me que já havia tentado várias vezes e nada. Nunca tinha vaga  disponível. Eu tentei, e tentamos juntas acredito(sem exagero) mais de cinquenta vezes e sempre a mesma coisa. E você se sente impotente, desrespeitada e sem ter ninguém a quem recorrer. 

Cliaciana levada pelo desespero, decidiu ligar para o nùmero de urgência de urgência do consulado. E falou com o Senhor Celso, que vendo seu desespero agendou um horário para dia 8 de maio. Cliciana toda feliz, comprou logo seu bilhete de trem. Mas, horas depois o Senhor Celso ligou para lhe dizer que o Senhor  cônsul não ficou nada feliz com o que o mesmo fez e disse que a mesma deveria marcar horário pelo site como todas as pessoas fazem( isso quando conseguem) e mesmo ela lhe explicando que já tinha comprado a passagem e que não era  reembolsável, ele disse apenas um "sinto muito". Simplesmente revoltante. 

 

E...entrando na página do consulado Brasileiro em Paris, vimos que a reclmação é geral. Todos os  comentários da  última postagem feita pelo consulado, quase todos de reclamação de pessoas que não conseguem agendar horários , sempre dar erro com a mensagem "aucun créneau disponible" ou aparece o calendario, mas as datas não dar para clicar e agendar.

E as respostas que o consulado dar as pessoas pela página do facebook é: " Prezada, o sistema de agendamento está sendo aperfeiçoado. Há  horários  para esta semana." ou  "Prezada, novos horários são disponibilizados diariamente. Pede-se a gentileza de verificar periodicamente." Sendo que não é verdade. Hoje eu e Cliciana tentamos por  várias vezes e nada. E para complicar mais ainda, se você for fazer mais de um atendimento, pos exemplo, dois passaportes, pedir um registro de nascimento mais passaporte ou carteira de indentidade, você tem que agendar  vários  horários , pois cada horários é para um assunto. Ou seja, um desrespeito total com o cidadão. Acredito que o consulado/cônsul pensa que as pessoas não tem mais nada a fazer na vida que ficar na frente do computador tentando conseguir um horario. Senhor Côsul, as pessoas, brasileiros, trabalham, possuem família, filhos. Precisam se deslocar para Paris, sim por que nem todos os brasileiros que moram na França, habitam em Paris, desta forma precisam pegar o trem, avião, muitas vezes pagar hotel. Isso custa caro. 

Se dizem que o site passa por melhorias, mudanças, faça isso rápido, onde estão os técnicos em  informática, pois o site estar com problemas a duas semanas. Humanize o vosso atendimento. Mostre um mínimo de respeito aos brasileiros que aqui moram e que precisam dos vossos serviços para estar em dia com suas obrigações e documentos. RESPEITO é o que as pessoas querem, pagamos impostos, então nos mostre ao menos um pouco de civilidade e responsabilidade para com os brasileiros que moram na França. 

 

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article