18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

Publié le par Eneliram de Oliveira

Quem nunca viajou pelas páginas e um livro infantil? Ou quem nunca leu uma  estória infantil para uma criança, seu filho, sobrinho? É um mundo a parte, cheio de fantasia, amor, beleza e que sempre o bem vence o mal. Ali, pelas páginas do livro nós podemos ser o que quiser, tudo ganha a dimensão que imaginamos, podemos voar, ser uma princesa, uma boneca de pano...A maioria de  nós cresceu envolvido nas estória do  sítio  do Pica-Pau amarelo. Onde a fantasia corria solta...com espigas falantes, um porquinho Rabicó e uma boneca de pano tagarela e sapeca que adorava um mistério e sempre vivia envolvida em confusão.

Sim, Monteiro Lobato povoou e ainda estar presente na infância de milhares de crianças. Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira. Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infantojuvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.

O mesmo acreditava que a leitura é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. E ele tinha razão. Por meio dela, o cidadão participa da sociedade, melhora seu nível educacional, conhece outros valores culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade. E nada melhor que começar a praticar desde a infância.

Mais por que foi escolhida esta data 18 de abril para comemorar o dia Nacional do Livro Infantil? Muitos talvez nem saibam, mas essa data foi declarada como o Dia Nacional da Literatura Infantil e do Livro Infantil em homenagem à Monteiro Lobato, o pai da literatura infanto-juvenil aqui no Brasil. O dia 18 de abril foi escolhido, pois neste dia, mas no ano de 1882, nascia José Bento Renato Monteiro Lobato, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Monteiro Lobato iniciou sua carreira escrevendo para jornais estudantis e, em 1904, enquanto cursava a Faculdade de Direito, acabou por vencer um concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto. Por ter nascido e vivido boa parte de sua vida no interior, seus maiores feitos literários tiveram a vida no campo, com a fazenda como pano de fundo. Seu maior sucesso literário foi O Sítio do Pica-pau Amarelo, a grande obra da literatura infanto-juvenil nacional, sucesso até hoje entre o público infantil. O êxito foi tão grande que foram criadas adaptações para televisão e, suas duas primeiras versões, nos anos 80 e no final dos 90, tiveram tremendo impacto na sociedade brasileira. Até hoje, os pequenos dos tempos de outrora lembram com carinho dos episódios assistidos.

 

Monteiro Lobato fez algo mágico que, até então, nenhum outro escritor havia feito pelas crianças do Brasil: criou um mundo mágico com embasamento no folclore nacional, que refletia nossa brasilidade. Nos temos nossos proprios personagens, a criança pode constituir seu imaginario a partir do cotidiano dela. Mais mesmo com tudo que a leitura agrega aos nossos pequenos, uma pesquisa comprovou que cada vez mais as crianças estão lendo menos.  De acordo com os dados levantados pela Fundação Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, a quantidade de pequenos leitores brasileiros caiu consideravelmente. Isso é muito triste, pois a magia de uma leitura deveria ser obrigatorio para todos.

A leitura contribui com a vida da criança de diversas maneiras, sobretudo para desenvolver a imaginação e a criatividade. Ao se envolver na história contada pelo livro infantil, o pequeno leitor amplia a sua visão de mundo, adquire cultura e desenvolve habilidades importantes no âmbito escolar, como escrita, pronúncia e interpretação. Então, mamães e papais incentivem seus filhos a lerem!

Publié dans Educação

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article