Turismo Santo: O Que Visitar em Fátima

Publié le par Eneliram de Oliveira

Iremos dar algumas dicas do que você pode fazer em sua viagem a Fátima, uma cidade linda, cheia de Fé e de pontos turísticos relacionados às aparições de Nossa Senhora de Fátima e que deixa os visitantes maravilhados. Sabemos que Fátima faz mais sentindo para os católicos, mas caso você não seja católicos e ainda assim sinta vontade de conhecer, vale a pena visitar a cidade e ver a relação dos fiéis e devotos com toda a história e pontos e lugares a visitar. 

Então vamos começar o tour por esse lugar Santo, que a Fé até podemos pegar e sentir. Já visitei várias vezes, e cada vez que vou sinto e vejo diferente da outra vez. Visitando este lugar podemos renovar e fortalecer nossa fé.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Basicamente, todos os pontos turísticos estão dentro do Santuàrio de  Fátima e podem ser vistos e visitados facilmente a pé. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é o coração do Santuário. Ela foi erguida no local onde os três pastorinhos viram a Nossa Senhora, em 1917. A igreja foi inaugurada em 1953 e é lá que estão sepultados os três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta.

Basílica da Santíssima Trindade

 

Basílica da Santíssima Trindade é nova e fica em frente à primeira Basílica. Foi construída por um arquiteto grego e inaugurada em 2007. A arquitetura moderna e suas grandes dimensões chama bastante a atenção. Os mais críticos não gostam tanto desta Basílica e ainda preferem a antiga, mas  sua contrução foi necessária porque a Basílica do Rosário já não suportava tant os fiéis.

Capela das Aparições

capelinha das aparições foi construída em 1919 no mesmo local onde ficava a árvore azinheira, na qual a Nossa Senhora apareceu. A árvore, por conta de ter seus ramos arrancados pela enorme quantidade de peregrinos que lá iam, acabou desaparecendo. Em seu lugar, foi colocada uma imagem da Virgem de Fátima. 

Sala das Velas

A Sala das Velas fica ao lado da Capela das Aparições e, como o nome diz, é uma sala com velas dos mais diversos tamanhos. Você pode comprar e acendê-las no tocheiro dos santuários. Há algumas figuras de vela um pouco bizarras para quem não está acostumado(de acordo com a graça que você alcançou ou vai pedir). Mas muitos fiéis costumam por, por exemplo, velas em forma de órgãos do corpo humano quando estão com problemas nesses órgãos, como corações, cabeças, braços, pernas, entre outros. Eu ja acendi muitas velas neste lugar. 

Museu de Cera

A primeira vez que vistei este museu, fiquei de boca aberta, é simplesmente lindo, e principalmente para quem viaja com crianças. Ele apresenta a história da Virgem de Fátima, desde a anunciação dos anjos até à ida do papa João Paulo II. No verão ele funciona das 9 h 30 min às 18 h 30 min e no inverno das 9h às 18h. E todas as imagens são em tamanho normal e de uma verdade enorme. 

Casa dos Pastorinhos

Fora do Santuário de Fátima, a apenas 2 km, fica a casa dos três pastorinhos. Ainda estão intactas e podem ser visitadas. A rua que dá acesso às casas das crianças se chama Via-Sacra. Nela há várias capelas, 14 para ser mais exata, que fazem memória à Paixão de Cristo. Esse caminho foi feito pelos pastorinhos até à Cova da Iria. Eu não consigo descrever a emoção que senti ao viistar este lugar. 

Peregrinação Até Onde Nossa Senhora de Fátima Apareceu aos Pastorinhos

Este lugar é simplesmente de uma calma e de uma fé impressionanstes. Você ver coelho e lebres correndo para todos os lados, pássaros cantando, porque embora tenha muita gente, reina um silêncio absoluto. Cada um imerso em suas orações, pedindo ou agradecendo graças recebidas. 

Lojas de Lembranças No Santuàrio de Fátima

Lojas de "souvenirs" você encontra para todo lado; com artigos de todos os gostos e de todos os preços. Basta escolher qual você quer entrar e o quê quer comprar para seus amigos e familiares.

Onde comer em Fátima

Assim, como as lojas de lembrancinhas, você encontra restaurantes ao montes na Cidade de Fatima.  Você pode ir no Lanterna do Fado, cozinha mediterrânea, europeana e portuguesa. Comida e atendimento excelentes. 

Como chegar em Fátima

 

Se sua intenção for chegar à cidade utilizando o transporte público, faça isso apenas de ônibus, já que a rodoviária de Fátima está a pouco mais de 10 minutos de caminhada do Santuário, enquanto a estação de trem se localiza a 23 km de distância. Os ônibus que partem de Lisboa saem do terminal Sete Rios (você chega até lá de metrô, descendo na estação Jardim Zoológico)) a partir das 7h e o último para voltar é às 20:00h ao custo de 19.60 € ida e volta. Se quiser conferir horários de outras cidades, basta consultar o site da Rede Expressos. As vezes que fui, fomos de carro, saimos de Lisboa pegamos auto-estrada A8 , pois o acesso para Fátima é bem sinalizado. Fátima fica a 130 km de distância de  Lisboa, 85 km de Coimbra e 200 km do Porto.

A pé até Fátima saindo de Lisboa

Como é um caminho de peregrinação, muitos fiéis fazem o sacrifício ou promessa de ir até Fátima caminhando. Embora seja perigoso, é muito comum ver pessoas fazendo esse  percurso, como faziam seus parentes antigamente. O percurso é de 130 km. O caminho é feito pela Estrada Nacional N10 passando por várias localidades. Outra opção é ir pela Estada Nacional N3. As pessoas que fazem isso vão devidamente sinalizadas com coletes próprios para serem vistas. 
 

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Agora que você já viu tudo sobre como ir até Fátima de Lisboa, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e fazer a viagem entre Porto e Lisboa, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. E não esqueça do seguro viagem, de verificar também que todos seus documentos estão em ordem e assim, você terà uma excelente estadia em Portugal. 

 

Publié dans Voyages

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article